Técnico em Eletrônica, Informática Equipamentos de Rádio Comunicação | Inícial | Informática | Rádio Amador | contato | Tectonny no YouTube===> | YouTube |
---|
Faixas do Radioamador
Legitima origem e primeira Rede Social do Mundo
Atualmente muitas pessoas não conhecem esse tipo de Radiocomunicação que já foi muito utilizado no passado e que foi perdendo lugar com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, que hoje deu lugar ao Telefone fixo, Celular e a Internet. E o que era serviço de comunicação virou Hobby. Faixas exclusivas organizadas em suas modalidades e ainda em classes entre as mais populares e nas frequências de 3.500 Khz faixa dos 80 Metros-Classe A-B, 7.000 Khz faixa dos 40 Metros-Classes A-B, 27.000 Mhz Faixa dos 11 Metros - Faixa do Cidadão, 144.000 Mhz faixa dos 2 Metros VHF Classe C. E ainda conhecidas pelo seu comprimeunto de onda 160, 120, 80, 40, 20, 10, 6, 2, 1 metro(s), 70 cm e 23 cm para Satélites, não posso esquecer de mencionar, mas são menos populares.
Nessas faixas de Rádio frequências se destaca a Faixa do Cidadão em 27 Mhz(Mega Hertz), também conhecida como 11 metros, sem necessidade de muitos conhecimentos técnicos o Cidadão pode Operar e adquirir licença sem muitas dificuldades na Anatel, sendo uma faixa que apenas exige éticas corriqueiras, como não debater assuntos relacionados a Política, Esportes e Religião, além da cordial educação de não fazer uso das palavras torpes. Existe restrição de potência nos equipamentos de operação que não supere 10 Watts de potência na modalidade AM/FM e 21 Watts em SSB, DSB/LSB/USB, mas nem todos seguem a regra.
Os Radioamadores além de se reunir para conversar, passaram se formar grupos de amigos, bem organizados, muita das vezes relacionando suas profissões como dos Caminhoneiros, Taxistas entre outros visando o circulo de amigos, realizando confraternizações, encontros e também ajudando em caso de Emergência e desastres ambientais.
Entre os Radioamadores há muitos mitos técnicos no qual quero aqui auxiliar e esclarecer e somar conhecimento aos amigos amantes do Radioamadorismo e fazer com isso melhores contatos possíveis em Rádio comunicação!
Dicas para sua Estação obter o máximo de rendimento
Apesar de inúmeros fatores de dificuldade nesse meio de comunicação se utilizando da Rádio Frequência, para se obter o melhor resultado de sua estação de Radio Amador esta como fator principal o meio irradiante, ou seja, a Antena e sua elevação. Esse seria o detalhe principal não adiantando muito você ter o melhor Rádio se sistema irradiante não estiver adequado.
Para que sua estação, qualquer seja a faixa de Operação, obtenha os melhores resultados, tem como prioridade que a altura da Antena supere ao menos os obstáculos mais próximos para que as ondas de transmissão possam se propagar sem dificuldade, o recomendado pelo antigo Dentel hoje o órgão fiscalizador e de controle a Anatel que uma Torre tenha entre 12 a 15 metros de altura, temos também a onda estacionária que essa consiste numa relação de um perfeito acoplamento entre o Transceptor a Antena em relação à frequência que se pretende operar, a onda estacionária ideal é uma relação entre a potência e o que realmente é entregue a antena 1:1, quando medimos a onda estacionaria quer seja em um equipamento de ROE ou no próprio equipamento esta uma das coisas mais importantes tanto para uma excelente transmissão como também evitando queima ou mesmo diminuindo a vida do equipamento.
Uma relação perigosa. Ajuste o Cal (onda direta) para medir a onde refletida, essa também chamada de onda estacionária ou ainda SWR, o Cal para o máximo da escala e agora verifique sua onda estacionária, e faça seguinte calculo, se sua estacionária estiver em 2 você além de estar transmitindo apenas a metade da potência enviada, o equipamento estará sofrendo aquecimento excessivo, a relação de 1:2 seria potência/ 2= potência real transmitida, sendo que estacionária em 2 ou acima o equipamento corre risco imediato de queima, mesmo em Câmbios Curtos, quanto menor a relação de estacionária é o melhor ponto, não esqueça da qualidade do cabo utilizado que deve ser levado em consideração.
A principal causa de problemas com a onda Estacionaria vai desde conservação da antena, varetas tortas quebradas e elementos faltando, deixando com isso fora do comprimento adequado, entrando água na Bobina interna de alguns modelos, oxidação de conectores ou mal soldados, cabos de má qualidade ou muito velhos que água acaba infiltrando ou mesmo esmagados alterando sua impedância ao longo de seu comprimento.
Descargas Elétricas
Como também o aterramento da Torre pode evitar que descargas elétricas (Raio) possam ferir e até matar o Radio Operador e destruir equipamentos, independente se isso vá ajudar na transmissão.
A forma correta de aterrar consiste em três Hastes de Neutro ou ainda conhecidas como Haste de aterramento, com comprimento de 1,80 mínimos interligados por cabo nu de 10 mm, cada Haste de cobre de aterramento deve ficar no mínimo 1 metro de proximidade uma da outra se houver mais espaço melhor será. E o cabo que será ligado na Torre ou cano da antena também deve ter espessura mínima de 10 mm
Ou você prefere correr o risco?
Uma Torre sem aterramento o Raio descarrega em qualquer lugar com o aterramento ele é direcionado a Terra sem afetar equipamentos e a rede elétrica da casa.
Problemas com TVI - Interferência nas Televisões?
Um dos problemas mais frequentes dos Radioamadores que acaba atrapalhando ambas as partes envolvidas e causadoras de muitas reclamações são as TVIs.
É causada por espúrios emitidos nas Transmissões, a questão maior seria como solucionar esse problema sem gastar muito
Entram os seguintes detalhes, a estação de início devera ter estacionaria 1:1 de cabos e antena em bom estado, sem varetas quebradas ou mesmo torto e deverá esta mais alta que as antenas de Televisão
Forma barata e simples de solucionar o problema consiste no aterramento do equipamento no negativo da fonte e a outra um Acoplador Manual que na realidade trata se de um filtro em "pi" passa faixa conseguindo com isso reduzir no mínimo 30% dos espúrios.
Quero deixar claro que ondas espúrias não são o mesmo que Harmônicos cuja Rádio Cidadão PX, devido a faixa de frequência de operação de 27 Mhz gera ondas harmônicas que coincidem sobre o canal 2 VHF de televisão analógica.
Temos como exemplos os seguintes harmônicos que correspondem ao dobro (Freq. x 2) da frequência, 1º Harmônico, 2º Harmônico(freq. x 3), 3º Harmônico(freq. x 4), sucessivamente infinito, esses são os harmônicos superior como também os inferiores, 1º Harmônico inferior(freq. /2), 2º Harmônico inferior(freq. /3). 3º Harmônico inferior (freq. /4)...
Observando que os Harmônicos vão se extinguido na maneira que vão se afastando da frequência de origem. No 1º Harmônico quer superior ou inferior terá uma potência reduzida que poderá corresponder a Metade, no 2º Harmônico cerca de 1/4 da potência, sucessivamente decaindo no, 3º Harmônico 1/8 da potência por fim ao ponto de ser insignificante e não interferir.
Com essa explicação espero deixar claro que o 1º Harmônico dificilmente pode ser eliminado que justamente interferirá no Canal 2 de televisão analógica Pal-M, mas com a soma de recursos é possível eliminar parte do sinal interferente.
Para caso mais extremos é recomendado o Filtro anti TVI, logo que ele eleva estacionária mesmo que não tenha e gera perdas de sinal na transmissão e recepção de no minímo 0,5dB
O Acoplador de Antena Manual ou Automático só é recomendado para equipamentos que não tenha ele internamente.
TVI mas o problema não esta em minha estação?
Algumas vezes o Rádio Amador poderá se deparar com um problema que parece sem solução, já trocou cabo, Antena, fez aterramento, colocou uma torre alta e ainda continua dar TVI e naquele Vizinho "querido".
Como resolver o problema?
Em alguns casos o problema não esta na estação do Rádio Amador, mas sim nas antenas de Televisão, que vai desde o mal estado de conservação, desbalanceada em função de estar faltando varetas ou mesmo antenas de má qualidade.
Um problema persistente, devido à mudança para os aparelhos de sinal Digital, que estão na faixa do UHF no quais muitos equipamentos de Rádio Amador não deveriam interferir devido a elevada frequência.
Mas aí esta o problema, algumas antenas para a TVD indicadas tem Amplificadores que não são sintonizados e amplificam de tudo inclusive sinais que não pertence à Televisão.
A solução consiste em trocar a antena de Televisão por outra de alto ganho, porém sem amplificador de RF ou ainda conhecidos como Booster, porém tenha cuidado ao escolher a mais indicada no qual também tenho êxito para canais Digitais do 7 ao 13 VHF Alto e do 14 ao 80 de UHF. A foto esta abaixo:
Não vou indicar uma marca, aqui não tem patrocinadores e sim soluções, pesquisadas e levadas acima de tudo, idoneidade do meu trabalho.
Cabo Grosso ou Fino, como escolher?
Muito simples se você for montar uma estação que não usara potências superiores a 50 Watts PEP, não será necessário o uso de cabo grosso, recomendo o RG 58, mas se você quer operar com altas potências não tenha dúvida que o uso do cabo RG 213(grosso), será uma necessidade.
Existem outras opções de cabos com menores perdas como o RG 218, porém mais difíceis de serem encontrados.
|
RG58 |
Como saber se o cabo é de qualidade, visivelmente por sua quantidade de malha que varia de 50% até 95% sendo esse de melhor qualidade.
Mas não paramos por aqui, com o surgimento do WI-FI e a tecnologia crescente dos Celulares surgem os cabos de ultima geração para 50 Ohms para Rádio Amadores, que de fato não deixam vazar nenhum campo de RF.
Cabos esses com uma camada ou mais de alumínio, proporcionando alta qualidade e baixíssima perda tendo o maior aproveitamento tanto nas baixas frequências HF, como nas extremamente altas SHF.
Comprimento do Cabo "O Mito"
O paradigma
Se um cabo esse de alta qualidade, se tem a impedância constante ao longo de seu comrimento como ele afetara a impedância e o comprimento de onda?
Cada dia mais a qualidade dos cabos nos surpreenderam ao ponto dos fabricantes fornecerem a velocidade de transferência de um cabo e a perda por quilômetros em decibéis que o cabo escolhido tem.
O coeficiente de velocidade essa por sua vez altera o comprimento de onda em função da resistência que o cabo oferece em relação a passagem do sinal alternado de alta frequência dessa forma a calcular deveria determinar que o começo da onda incida justamente no fim do cabo e no começo da antena, mas como determinar isso com precisão se o sinal é alternado e que o cabo não é perfeito isso é um contexto meramente acadêmico.
Por justamente essa alternância e ainda a falta de perfeição do cabo fica impossível determinar o momento dessa posição, passando ser irrelevante querer determinar o alternado e o impreciso cabo ou até mesmo um nó de onde esta dentro do cabo, em qual medida que seria em razão da frequência e o coeficiente do cabo sendo que mesmo assim há variações.
O que de fato importa é o fato de perda em dB por Km sendo que cada vez mais curto o cabo menor será a perda e essa defasagem do coeficiente será conseguida compensar meramente no ajusta da estacionaria da antena, sem mais e nem menos! Afinal chega de mito!
Porém que em antenas mais curtas ou encurtadas por indutores na base (bobinas), essas sim seguem um comprimento determinado do cabo em função para compensar o seu curto comprimento da antena mesmo assim esse encurtamento da antena as perdas são superiores a 3dB.
Problemas com Ruídos e Interferência na recepção
Mais um importante detalhe para se somar aos seus conhecimentos
Muitos pensam que aquele fio terra que atualmente vai ao centro de tomadas é unicamente para livrar de choques esquecendo que ele elimina espúrios gerados por diversos equipamentos dentro de casa fazendo parte de uma filtragem e blindagem evitando com que ruídos elétricos também interfiram em outros aparelhos
Como na recepção de seu equipamento de Rádio Amador, com o sucessivo uso das fontes chaveadas e da Televisão Digital, esses aparelhos geram muitos espúrios, mas tem filtros internos para não propagar espúrios pela Rede elétrica com o “porém”, que funcionam melhor com a haste terra ligado.
Lâmpadas com reatores eletrônicos como as usadas em fluorescentes podem causar esses ruídos. A solução para essas são a troca pelas antigas lâmpadas Incandescente, mais aquecem que emite luz e tem consumo elevado e logo saíram de circulação ou então substitui las por de Leds sem fontes chaveadas, que ainda tem custo elevado.
Antenas
Vou ampliar os conhecimentos de todos, a respeito de Antenas e como elas funcionam e seu desempenho
Começando por uma Antena, muito popular conhecida como "Bigode de gato" ou ainda por "Varal" de fácil de construção.
O nome técnico é Dipolo Aberto e serve Base para determinar, 0 dB. Ela irradia sinais de forma Lateral por ser Direcional e o seu comprimento total corresponde a, 1/2 onda e ela deve ser montada na Horizontal ou ainda em diagonal com um dos lados elevado ou ainda podendo ser montada na Vertical conhecida por Vertipolo, com a dificuldade apenas para sustenta lá, pois em seu comprimento sua sustentação só pode ser feita através de isoladores em seus extremos.
O que determina o Comprimento desta antena é a Faixa de frequência que irá ser utilizada. Abaixo esta a direção cuja seus sinais se propagam e o ângulo de sua cobertura, algumas compensações podem ser realizadas nesta antena, para melhor casamento de impedância para o Rádio e cabo e assim conseguindo o máximo de rendimento.
Da seguinte forma, escolhe se o fio com um comprimento maior adiciona ao sistema um Medidor de ROE e vai cortando em cada lado, 10 cm até a estacionaria começar a diminuir e depois em, 5 cm até zerar a estacionaria na frequência central da faixa que se deseja operar, dessa forma consegue se melhor estacionaria independente do comprimento do cabo coaxial.
Ainda essa antena pode ser montada com ângulos diferente, porém sempre é necessário fazer ajustes no comprimento da antena com ajuda do Medidor de ROE.
E ainda o Vertipolo, porém o mastro de sustentação passa ser um elemento interferente por ser metálico na propagação dos sinais.
Obs: As Antenas Dipolo Aberto são consideras neste formato com Impedância de 75 Ohms é muito comum se ver Balum (Bobina e ferrite), junto dos terminais na Antena principalmente para as faixas de 20, 40, 80.. metros, isso não esta errado e sim para casar a Impedância com o cabo geralmente de 50 Ohms, errado é colocar Ferrites no meio do cabo causando indutância ou seja resistência a passagem de RF, mas se for colocado no cabo de áudio do PTT ou Mike de ganho, aí podemos estar evitando a passagem ou ainda retorno de RF sem prejudicar o áudio!
Desta Antena a Dipolo aberto, deu origem a muitos outros modelos de Direcionais por exemplos.
Yagi, ela possui uma série de Elementos além do Dipolo que ajudam refletir e direcionar a tornando ainda mais direcional e focando e enviando toda a potência concentrada em uma única direção um ganho relativo de 9,3 dB.
Essa antena possui ajuste para estacionaria para que haja um pleno rendimento que deverá ser aferido com o medidor de ROE, saiba que não existe antena que o ajuste seja de fabrica todas na hora da instalação precisam ser ajustadas.
Não tenho a intenção de ensinar a fabricar antenas, sendo assim detalhes técnicos e cálculos para fabricação só serão informados se houver solicitações por e-mail, abaixo o lóbulo e ângulo cujos sinais são enviados como também sua cobertura.
No gráfico observe bem a concentração dos sinais é uma antena indicada para comunicação para longas distância (DX), na direcional se temos um equipamento que emite, 10 watts teremos para um lado, cinco watts e para outro, 5 watts (tome isso como mero exemplo explicativo para você obter uma noção).
No caso da Yagi esse equipamento de, 10 Watts irá emitir cerca, 8 watts em uma única direção, obtendo um alcance muito maior em uma única direção para transmissão e recepção.
Temos a Cross Yagi, a sua diferença é que ela abre um lóbulo maior em sua dianteira.
Veja no gráfico a diferença, ela é muito utilizada no VHF devida o ser muito diretivo isso amplia a cobertura dos sinais mesmo que não esteja exatamente direcionada.
Ainda dentro do campo das antenas Direcionais temos a Antena Quadra Cúbica, uma antena muito cobiçada por sua eficiência exclusiva para longas distâncias seu formato é de um Dipolo Fechado proporcionando um ganho muito maior na recepção e como um trampolim joga os seus sinais para frente sendo muito eficiente cerca de; 10,2 dB.
No gráfico abaixo esta uma esboço de sua eficiência, essa antena também tem ponto de ajuste de estacionaria no comprumento de seu elemento Radiante e sua impedância é de cerca 240 Ohms, entra a importância de um Baloon de 4:1 para seu funcionamento perfeito para um cabo e equipamentos de 50 Ohms. Seus cálculos construtivos são complexos, pois leva em consideração o comprimento de cada elemento quadrado a extensão do fio e diâmetro do mesmo além da distância de cada elemento como também o material utilizado em sua construção, para sustentar cada elemento sem causar indutância e reatância como na Yagi.
Vamos agora abordar sobre antenas Verticais ainda conhecidas como omni direcionais, ou seja, que transmite em todas as direções, como primeira neste modelo e cuja é a Mãe das Antenas 5/8 de onda e chamada de Antena Plano Terra 1/4 de onda seu ganho é -2 dB.
O ajuste da estacionaria pode ser tanto no comprimento do elemento Vertical como na inclinação dos elementos Radiais desta antena. Porém essa Antena tem uma Banda larga cuja você pode operar em uma grande faixa de frequências com estacionaria de 1:1 e que não passe de 1:2.
Neste modelo temos também alguns dados de fácil construção, porém seu ganho chega ser incrivelmente inferior a antena Direcional mais simples, logo abaixo tenho o seu gráfico mostrando como seus sinais são irradiados e percebe se que não é bem em todas as direções, mas visível em função de seus elementos Radiais cria se lóbulos.
Esse gráfico serve também para Antena de 5/8 de quatro Radiais, porém sua eficiência em relação ao alcance é maior, porém que as antenas Bobinadas em curto para casar impedância ganhos em torno de 4 a 6 dB, têm excelente relação sinal/ruído, mas problemas com aquecimento na Bobina e perdas na transmissão e não suportam grandes potências, o ajuste de estacionaria no elemento Vertical denominado Gama.
Na procura de melhoria na Antena 5/8 de onde surgiram dentro do mesmo perfil, melhorias na Bobina que passou ser aberta e nos modelos de Bobina aberta e com ajustáveis na própria Bobina e na Vareta do Gama, permitindo um espectro maior de Faixas, podendo operar em 12, 11 e 10 metros e com isso até em outros faixas com auxilio de acoplador de Antena, fator de ganho entre 6 a 9 dB dependendo do número de Radiantes, isso literalmente acabaram os problemas de aquecimento e perdas por causa da Bobina em curto com o porém essa Antena tem um ganho elevado na recepção mas a relação sinal/Ruído não é bom, pois se tornou sensível ao ruído de energia estática, surgiram no Brasil, Antena Presidente com 4 radiais e posteriormente a Sábia máster de 4 e 6 Radiais, abaixo uma foto da mesma. Atualmente a empresa Steelbras (www.steelbras.com.br), produz com 4 Radiais a eficiência em torno de 6 dB Modelo: AP0163.
No gráfico dessa tão sofisticada Antena no caso a de 6 Radias temos a seguinte forma de cobertura.
Em outra Antena também 5/8 de onda o fabricante da Sírio inovou aumentando ainda mais a quantidade de Radiais, melhorias também na Bobina que essa passou ser blindada porém não pode ser ajustada como o que ocorre com antena Sábia, o ajuste da onda estácioria esta na vareta principal no extremo da ponta chamado Gama, operando nas faixas de 11 e 10 metros porém devido o aumento dos Radiais entre 16 em algumas até 20 diminuiu o seu alcance, não tem problemas de aquecimento e perdas por causa da Bobina com o porém essa Antena tem um ganho elevado na recepção mas a relação sinal/Ruído não é bom, pois se tornou sensível ao ruído de energia estática a eficiência em torno de 4 dB.
No gráfico dessa Antena que também em razão das melhorias forma de cobertura.
Outra Antena a 7/8 de onda copia de um modelo antigo pela primeira vez fabricada pela “The Antennas Specialist co”, em 1980 a Avanti ganhou um número de patente: 4282531 USA. Podendo serem feitas em 3/4 de onda até 7/8 sendo que com comprimentos físicos para 27 MHz faixa do PX entre 8,5 e 9,15 metros de elemento radiante relativamente comprido, temos um "cone" com 3 ou 4 radiais, que são cerca de 1/4 de onda e eletricamente conectado à parte inferior da seção vertical de 3/4 onda em um ângulo agudo. No elemento de ajuste de Impedância gama match e ajuste de Gama que esse porém operando em uma única faixa de 11 metros, devido o aumento de seu comprimento trouxe elevado ganho de 6,5dB mas uma faixa estreita expandindo seu alcance, não tem problemas de aquecimento em grandes potências e baixa perdas em seu ajuste devido formato, passando ter elevado ganho na recepção e excelente relação sinal/Ruído devido seu tipo de ajuste.
No gráfico dessa Antena que tem melhorias forma de cobertura.
Polarização das Antenas
Pode parecer pouco significativo, mas também influência tanto na recepção como na transmissão.
Pelo simples fato da posição de uma antena.
Antenas como Dipolo Aberto, Direcional, Quadra cúbica apresentam uma orientação de sinal na Horizontal, sendo conforme figura abaixo.
Antenas na polarização Vertical têm a Verti pólo, Cross Yagi, Plano Terra e as 5/8 de onda, abaixo esta a forma de e orientação que os sinais são emitidos dessas Antenas.
Esses posicionamentos de Antenas e conforme mudando a orientação dessas ondas em planos Horizontais e vertical, podemos sofre também menos ou maior rendimentos nas recepções e transmissões nos ajudando a entender melhor como as ondas se propagam por nosso éter.
Nas baixas frequências devido à onda de Rádio frequência sofrer deflexão na atmosfera essas orientações de sinais não são tão relevantes, mas podemos dizer que se você tem uma Antena na vertical e transmite, quem estiver com outra antena na mesma posição vertical poderá obter um sinal um pouco melhor e assim também na horizontal.
Nas altas frequências VHF vão se tornando mais diretivas e passa a ter uma diferença significativa na diferença de sinais com a mudança desses planos de vertical para Horizontal chegando a -3 dB, em SHF a diferença chega a ser absurda ao ponto de não se ouvir os sinais relativo da antena ter planos diferentes chegando - 60dB..
Modelos de Conectores para Rádio frequência
Assista vídeo de como soldar corretamente o conector macho UHF
Efeito da Propagação
Este efeito afeta o meio comum da Rádio comunicação mundial.
Favorecendo ou não as comunicações alterando seu alcance devido efeitos atmosfericos no qual propicia que determinadas faixas de frequência obtenha mais alcance dependendo dessas contições.
A refração que se trata do reflexo que ocorre em determinadas faixas de frequência na Ionosfera, fazendo que esse efeito propague as ondas eletromagneticas obtendo um maior alcance.
Sendo que o alcance em determinadas faixas de frequência tento um alcance mundial conforme condições atmosfericas especiais.
Condições como o verão Solar ocasiana mais esse efeito, são periodos que se obtem melhor resultados da Propagação de maneira qual obtem mais refração e maior alcance conforme faixa.
Faixa dos 80 metros obtendo um alcance Internacional, podendo variar conforme condições
Faixa dos 40 metros obtendo um alcance Nacional, podendo variar conforme condições
Faixa dos 20 metros obtendo um alcance Nacional, mas de maneira que quanto menor o comprimentos de Onda em relação a frequência mais altas, menos é afetado por essa condição de Refração que funciona como espelhos na atmosfera e no solo favorezendo o efeito que denominamos Propagação.
Faixa dos 3 metros obtendo um alcance local, cuja a partir das frequências de 100Mhz e acima do espectro do VHF no qual deixa de ser afetado por este efeito Atmosférico e passa sim ter alcance que depende da Topográfica ou seja Morros ou Montanhas e obstaculos como Prédios e ainda a própria curvatura de nosso planeta Terra, passa ser fatores que afetam até podendo dizer que frequências elevadas tem o mesmo alcance visual de nossos olhos pois tem o comportamento similar ao da Luz.
Problemas de Saúde causados por RF e Cuidados
Apesar do interesse do ser humano e curiosidade em explorar toda a tecnologia existente a Rádio Frequência (RF), desperta um interesse todo especial, mas existem riscos a saúde no qual vou abordar e com especial atenção aos cuidados que se deve tomar.
Sabemos por experiência que pessoas que operavam nas frequências de 1.800 Khz até 7.500 Khz mesmo com grandes potências foram pouco prejudicados pelos campos gerados em função desses equipamentos e potências relacionados, mas quando o ser humano começou a trabalhar em frequência cada vez mais elevadas, também começaram surgir problemas de saúde mais sérios e complicados pois até então não era conhecido os efeitos sobre o organismo humano exposto ao RF.
Em todos os casos ficou evidente que potências elevadas de acordo com a faixa usada consiste no maior problema, acima de 10 Watts na faixa conhecido como 11 metros temos efeitos que afetam a pele deixando a morena e quando mais elevada a potência temos os seguinte efeitos como câncer de próstata que também pode estar ligado ao tabagismo e pode causar desinteresse sexual, frequências na faixa do VHF associadas a potência acima de 1 Watt temos relatos dos seguintes problemas de saúde relacionados como câncer no intestino e no aparelho digestivo, o maior problema consiste nos HTs, que são rádios de comunicação portáteis cuja sua antena fica justamente próximo a cabeça do Radioamador há relatos de tumores no cérebro, na faixa de telefonia celular já foi comprovado a ocorrência na época que os aparelhos celulares eram verdadeiros Tijolos e operavam com potência que variavam de 1 à 2 Watts há registro de Tumores no celebro das pessoas que usavam muito o Celular por longos períodos, após muitos anos órgão reguladores limitaram a potência dos celulares em apenas 0,6 Watt, pois cada vez mais elevada a frequência mais ela penetra profundamente no corpo humano mesmo com a diminuição da potência lembramos que a antena do Celular esta justamente dentro dos novos aparelhos e radiação do RF justamente atinge a Cabeça dos seus usuário e se no bolso da calça afeta a próstata e em mulher grávidas também podem afetar o feto.
Como falar a vontade em seu equipamento de Radioamador sem ter esses problemas, muitos dos Radioamadores já fazem isso o uso de cabo blindado e antena distante do Radio operador aterramento da caixa metálica do equipamento como também nunca usar o equipamento sem suas tampas metálicas, mas e nos casos de HT ou mesmo aparelhos de Celular que a antena esta próxima da cabeça do usuário? Opções de conexão com antena externa é a solução indicada nos casos dos HTs no caso dos Celulares fazer uso de fones de ouvido cuja já esta integrada o microfone e dessa forma manter o aparelho Celular longe do corpo quando estiver em uso.
Tabela de dB
dB (deciBel) | relação entrada/Saída (ganho) | Nivel |
---|---|---|
0 | 1 | 0,7 |
3 | 2 | 1,414 |
6 | 4 | 2 |
9 | 6 | 2,7 |
10 | 10 | 3,16 |
20 | 100 | 10 |
30 | 1000 | 31,6 |
40 | 10 000 | 100 |
60 | 100 000 | 1000 |
Observe que, 0 dB (zero dB) equivale a uma relação de 1 e 3 dB equivale a uma relação de 2 (em potência), e 10 dB por acaso equivale a uma relação de 10. Resumindo:
+3 dB equivale a multiplicar por 2
+10 dB equivale a multiplicar por 10
-3 dB equivale a dividir por 2
-10 dB equivale a dividir por 10
Espero ter esclarecido alguns equívocos, mas observe na tabela o sinal de 9 bB, agora +10dB, veja como o 10 é bem mais elevado que o 9dB. Isso demonstra bem essa relação não linear na medida desses sinais é uma escala Logarítmica, não entrarei em detalhes matemáticos a intenção é evitar equívocos ao querer deduzir a relação de sinal.
Lembrando que estamos falando de sinais de RF (Rádio Frequência) e a relação de zero dB, vem da comparação com a Antena Dipolo aberta simples.
Projetos para sua estação sair do Fundão de Poço
Checrutamento ou Esticamento
O que é isso? Consiste em aumentar a quantidade de canais existente em um equipamento
De forma expandir seus contatos sendo que atualmente os canais acima do, 40 na faixa dos 11 metros que tem sido utilizado para fazer contato de longas distâncias “DX” e também para SSB
Vou colocar aqui para todos. A forma que serve para todos os Rádios PX que usarem o PLL MB 8719, com o máximo número possível de canais
Espero que saibam aproveitar a dica, e sempre que for mexer em um PLL de um Radio amador usar um Ferro de solda com aterramento para evitar queimar com energia estática
E sempre antes de ligar verifique se não o curto por solda entre as trilhas da placa de circuito impresso
Alerto que a Anatel oficialmente só reconhece para o PX a frequência de até 27.855.0 Mhz que eles afirmam ser canal 80, mas é o canal 85
Acima desses Canais é considerada infração e se você fizer uso acima desses canais pode ter o Rádio e a estação lacrada e se não tiver a licença adequada, como também a potência que esta indicada em seu Fistel conforme faixa de operação. Qualquer Rádio modificado fora de seu original não é considerado homologado sem uma inspeção do órgão competente, Anatel. Click no esquema abaixo e imprima a Tabela dos canais de -15 à 108, que só serve para o Cobra 148 GTL usando PLL original, PLL da Ranger a tabela é diferente.
"Esticamento" para Rádios que usam o PLL MC 145106P. Super Star 3900, Cobra 148 GTL plus, Galaxy Pluto, Galaxy Saturn, Alan 87, Alan 8001, Voyager 95, Voyager 9000 etc..
Para obter as frequências de 28,325 Mhz até 29,595 Mhz nestes rádios chaveando em conjunto com a chave nas Bandas E e F e mais as chaves G e H!
Tire os “Jumper” dos pinos 10 e 11 do PLL MC 145106 e substitua por diodos que saem do CI 7 do pinos 12 e 13. e coloque chaves conforme figura abaixo:
Esticamento de Canais Versão II com apenas uma chave alterando as bandas D,E e F
E para você sempre Transmitir na mesma frequência que Recebe, deixo a dica de Unificação de Sintonia para os PX que tem dupla sintonia!
Power Modulation AM para Cobra 148 GTL, Chicago, Malasia e China
Chave de Retorno no AM para Cobra 148 GTL, Chicago, Malasia e China
Abaixo um simples projeto de medidor de ROE
Equipamento similar comercial que também mede Potência de Transmissão
Equipamento essencial para qualquer Radioamador que se considera, pois para que tudo funcione perfeito a onda refletida (SWR) tem que esta no Zero.
Rodadas de São Paulo - Brasil
Grupo Rota 61
Operando na Frequência 27.615.0 Mhz - Canal 61 dos 11 Metros
A partir das 19 Horas de segunda à sexta
Finais de semana o dia todo até às 22 horas
Esquemas e Manuais de Serviço
Você que precisa de esquemas elétricos originais de seu equipamento ou Manual de serviço, quer seja PX ou Radioamador e não consegue encontrar. Entre em contato por e-mail, nós procuraremos para você.
Pelo valor de apenas R$ 6,00 (Seis Reais) depósito em conta corrente, enviamos o esquema em seu e-mail, basta nos fornecer a Marca e modelo de seu equipamento
.:Esquemas e Manuais de Serviço Gratis:.
Esquemas de Amplificadores Lineares "Botas" |
Esquemas e manuais de serviços Cobra |
Esquemas Modificações Para MosFet |
Esquemas e manuais de serviços Delta |
Esquemas e manuais de serviços Drake |
Esquemas e manuais de serviços Emperor e Uniden |
Esquemas e manuais de serviços ICOM |
Esquemas e manuais de serviços Kenwwod |
Esquemas e manuais de serviços Yaesu |
Esquemas e manuais de serviços Voyager |
Codificação para Rádio Amadores
Obs:Essas codificações foram desenvolvidas para encurtar e facilitar os comunicados via Rádio, devido à necessidade de comunicações rápidas e curtas e em razão das interferências podendo ser mais bem compreendido. Código Q é o mais antigo e posteriormente surgiu o código 10, muito usado entre caminhoneiros dos Estados Unidos, em função do tempo e atenção em conduzir ser essencial para que não tire a atenção da estranha.
Código Q | Significado | Código 10 | Significado |
---|---|---|---|
CQ | chamada Geral | 10-1 | Recebendo pobremente |
QAP | Permaneça na escuta | 10-2 | Recebendo bem |
QMR | Eu estou chamando na freqüência | 10-3 | Parada transmitindo |
QRA | Nome da estação | 10-34 | Problemas nesta estação |
QRB | Qual a distância? | 10-35 | Informação confidencial |
QRD | Para aonde vai e de onde vem? | 10-36 | Tempo correto é/Hora certa |
QRE | Hora de chegada | 10-37 | Causar danos se necessário a |
QRF | Local a que regressa | 10-39 | Sua mensagem foi entregue |
QRG | Freqüência de operação/Canaleta | 10-4 | OK, mensagem recebida |
QRH | Sua freqüência varia | 10-41 | Por favor ligue para o canal |
QRI | Qual a qualidade dos meus sinais? (1 bom, 2 pobre, 3 regular) | 10-42 | Acidente de trânsito em | QRJ | Esta recebendo mal os meus sinais? | 10-43 | congestionamento de tráfico em |
QRL | Está ocupado? | 10-44 | Eu tenho uma mensagem para você |
QRM | Interferência | 10-45 | Todas as unidades dentro de alcance por favor relatório |
QRN | Interferência atmosférica ou estática | 10-5 = 10-38 | mensagem transmitida Ambulância precisou a |
QRO | Aumentar sua potência | 10-6 | Ocupado, esteja por |
QRP | Diminuir sua potência | 10-7 | Fora de serviço, deixando ar |
QRQ | Transmitir mais rápido | 10-8 | Em serviço, sujeito a chamada, |
QRS | Transmitir mais devagar | 10-9 | Repita a mensagem |
QRT | Fim de transmitir | 10-10 | Transmissão completou, de pé por |
QRU | Você tem algo para mim? | 10-11 | Falando muito rapidamente |
QRW | Devo avisar que você esta sendo chamado na freqüência.. | 10-12 = 10-50 | Solicitação de oportunidade no canal Break |
QRY | Qual é a minha vez de transmitir | 10-13 | Aconselhe Tempo / Estrada condições |
QRV | Você está pronto/disposição? | 10-16 | pegar a |
QRX | Aguarde nessa freqüência | 10-17 | Negócio urgente |
QRZ | Quem está me chamando? | 10-18 | Qualquer coisa para nós? |
QSA | Qual é a intensidade do meu sinal? | 10-19 | Nada para você, retornar à base relatório |
QSB | Minha intensidade de sinal varia? | 10-20 | Minha localização é |
QSC | Sua embarcação é de carga? | 10-22 | Informe pessoalmente para |
QSD | Minha manipulação(morse) é bom | 10-24 | Completaram última tarefa |
QSE | Deslocamento da embarcação de salvamento | 10-25 | Possa você contacta |
QSF | Minha transmisão automática é Bom(Vox) | 10-26 | Desconsidere última informação |
QSG | Enviar ... mensagem de uma só vez | 10-27 | Eu estou se movendo para local de destino |
QSI | Não consegui interrompe a estação… | 10-28 | Identifique sua estação |
QSJ | Taxa, dinheiro, Valor monetário ou taxa | 10-29 | Tempo acabou para contato |
QSL | Pedido de confirmado/entendido de uma mensagem | 10-30 | Não conforme a regras de FCC |
QSK | Devo continuar com a menssagem completa | 10-32 | Eu lhe darei um checagem de Rádio |
QSM | Repita a última mensagem | 10-33 = 1-20 | TRÁFEGO DE EMERGÊNCIA Polícia necessária a |
QSN | Escutou-me? | 10-45 | Todas as unidades dentro de alcance por favor |
QRA | Nome da estação | 10-60 | Qual é o próximo número da mensagem? |
QSO | Comunicado ou contato entre estações | 10-62 | Impossibilitado a cópia, o uso do telefone |
QSQ | Há médico no local? | 10-63 | direcionado para |
QSP | Retransmissão de mensagem de outra estação(ponte entre estações) | 10-64 | Caminho limpo |
QSR | Repetir chamada na freqüência | 10-65 | Esperando sua próxima mensagem/tarefa |
QSS | Freqüência de trabalho habitual | 10-67 | Todas as unidades de cumprimento |
QST | Comunicado de interesse geral | 10-71 | Proceda em seqüência com transmissão |
QSU | Trans / rece na mesma freqüência | 10-77 | Negativo |
QSV | Transmita uma série em “V” | 10-81 | quarto de hotel para reserva |
QSW | Vai transmitir nesta freqüência? | 10-82 | Reserve espaço para |
QSX | Escutarei sua chamada na freuência.. | 10-84 | Meu número de telefone é |
QSY | Vou transmitir em outra freqüência | 10-85 | Meu endereço é |
QSZ | Transmissão pausada (em trechos) | 10-91 | Conversa mais perto do microfone |
QTA | Anule a mensagem anterior | 10-93 | Verificar minha freqüência este canal |
QTB | Você concorda com o número de palavras? | 10-94 | Por favor me dê uma contagem de tempo |
QTC | Mensagem importante | 10-99 | Missão concluída, todas as unidades de segurança |
QTD | Esta de acordo com número de palavras | 21/10 | Chamada por telefone |
QTE | Orientação de posição | 23/10 | aguarde contato |
QTH | Local da estação | ||
QTR | hora exata | ||
QTJ | Velocidade aproximada | ||
QTN | Hora de saída | ||
QTR | Hora certa | ||
QTU | Horário de transmissão | ||
QTI | Rumo ou destino no momento | ||
QTL | Almoço/jantar | ||
QTQ | Comunicação por código Q | ||
QTS | Transmita seu indicativo | ||
QTW | Estado dos sobreviventes | ||
QTX | Sairei por tempo indeterminado | ||
QRY | Quando será minha vez de transmitir | ||
QRZ | Quem me chama? | ||
QUA | Notícias de alguém | ||
QUB | Informações de visibilidade, nublado | ||
QUD | Recebi seu sinal de urgência | ||
QUF | Recebi seu sinal de perigo/socorro | ||
QUG | Precisa fazer pouso forçado no Mar | ||
QUK | Pode me passar condições Maritima | ||
QUT | Local de um acidente | ||
QUM | Acabou o tráfego de Socorro/Emergência/Perigo |
Evolução do uso do Espectro RF ao longo do Tempo
Formato da Onda Modulados em AM e FM
Faixas de Frequência e para Radioamadores
Aplicação e Comprimento de Onda | Faixa de Frequência |
---|---|
Radioamador Classe A (OL) - 2200 Metros | 135,7 à 137,8 Khz |
Radiodifusão Ondas Longas (OL) - 800 Metros | 200 à 450 Khz |
Radioamador Classe A (OL) - 630 Metros | 472 à 479 Khz |
Radiodifusão Ondas Média (OM) - 300 Metros | 530 à 1.600 Khz |
Radioamadorismo (Geralmente LSB) - 160 metros | 1.800 à 2.000 Khz (HF) |
Radiodifusão ondas curtas - 120 metros | 2.300 à 2.495 Khz (HF) |
Radiodifução Ondas Curta - 90 metros | 3000 à 3400 Khz (HF) |
Radioamadorismo (Geralmente LSB) - 80 metros | 3.500 à 4.000 Khz (HF) |
Radiodifução Ondas Curta - 70 metros | 4000 à 5200 Khz (HF) |
Radioamadorismo (Geralmente LSB) - 60 metros | 5.351,5 à 5.366,5 Khz (HF) |
Radiodifução Ondas Curtas - 49 À 41 metros | 5.400 à 6.200 Khz |
"Faixa Experimental" SSB (faxinha) - 40 metros | 6.800 à 7.000 Khz (HF) |
Radioamadorismo - 40 metros | 7.000 à 7.300 Khz (HF) |
Radiodifução Ondas Curtas - 39 à 31 metros | 7.300 à 9.600 Khz |
Radioamadorismo - 30 metros | 10.100 à 10.150 Khz (HF) | Radioamadorismo - 20 metros | 14.000 à 14.350 Khz (HF) |
Radioamadorismo - 17 metros | 18.068 à 18168 Khz (HF) |
Radioamadorismo - 15 metros | 21.300 à 21.450 Khz (HF) |
Radioamadorismo - 12 metros | 24.890 à 24.990 Khz (HF) |
Faixa do Cidadão - PX - CB - 11 metros | 26.915 à 27.865 Khz (HF) |
Radioamadorismo - 10 metros | 28.000 à 29.700 Khz (HF) |
Telefones Sem fios (antigos) - 6 metros | 46.000 à 50.000 Khz |
Radioamadorismo - 6 metros | 50.000 à 54.000 Khz |
Canais de TV analógico 2 ao 4 *Sem sinal analógico | 54.000 à 72.000 Khz |
Faixa exclusiva das Forças Armadas | 33.000 à 45.000 e 73.000 à 75.000 Khz |
Canais de TV analógicos 5 e 6 *Sem sinal analógico | 76.000 à 88.000 Khz |
Sinais de TV a Cabo | 7.000 à 43.000 Khz dados e 55.250 à 1.001.750 Khz Canais |
FM Radiodifusão - 3 metros *Será ampliada para 75 até 108 Mhz | 88.000 à 108.000 Khz |
Faixa exclusiva Aviação | 118.000 à 136.000 Khz |
Satelite Meterológico | 137.500 à 137.620 Khz |
Policia Federal | 140.520 à 142.230 Khz (VHF) |
Rádio Taxi | 138.000 a 143.600 Khz (VHF) |
Radioamadorismo VHF - 2 metros (Faxinha do VHF) | 143.900 à 144.000 Khz (VHF) |
Radioamadorismo VHF - 2 metros | 144.000 à 148.000 Khz (VHF) |
Rádio Taxi | 148.000 à 150.050 Khz (VHF) |
Comunicação Maritima | 156.050 à 162.025 Khz (VHF) |
Faixa exclusivo ; Ferroviária, Link de Estudios | 162.100 à 164.600 Khz (VHF) |
Telefonia Rural | 164.610 à 171.090 Khz (VHF) |
Faixa exclusivo ; Policia (digitalizado), Bombeiro e Ambulâncias COPOM SP | 166.150 à 173.310 Khz (VHF) |
Faixa exclusivo ; Link de Estudios | 175.000 à 176.000 Khz (VHF) |
Canais de TV analógico(desligado), e Digitais 7 ao 13 | 176.000 à 213.000 Khz (VHF) |
Radioamadorismo UHF - 1,3 metros | 220.000 à 225.000 Khz (UHF) |
Telefonia Rural | 242.525 à 259.375 Khz (VHF) |
Radionavegação aeronáutica | 328.500 à 400.050 Khz (UHF) |
Radioamadorismo - 70 Centimetros | 430.000 à 440.000 Khz (UHF) |
canal 1 - Talkbout | 462.562,5 Khz (UHF) |
canal 2 - Talkbout | 462.587,5 Khz (UHF) |
canal 3 - Talkbout | 462.612,5 Khz (UHF) |
canal 4 - Talkbout | 462.637,5 Khz (UHF) |
canal 5 - Talkbout | 462.662,5 Khz (UHF) |
canal 6 - Talkbout | 462.687,5 Khz (UHF) |
canal 7 - Talkbout | 462.712,5 Khz (UHF) |
canal 8 - Talkbout | 467.562,5 Khz (UHF) |
canal 9 - Talkbout | 467.587,5 Khz (UHF) |
canal 10 - Talkbout | 467.612,5 Khz (UHF) |
canal 11 - Talkbout | 467.637,5 Khz (UHF) |
canal 12 - Talkbout | 467.662,5 Khz (UHF) |
canal 13 - Talkbout | 467.687,5 Khz (UHF) |
canal 14 - Talkbout | 467.712,5 Khz (UHF) |
canal 15 - Talkbout | 462.550,0 Khz (UHF) |
canal 16 - Talkbout | 462.575,0 Khz (UHF) |
canal 17 - Talkbout | 462.600,0 Khz (UHF) |
canal 18 - Talkbout | 462.625,0 Khz (UHF) |
canal 19 - Talkbout | 462.650,0 Khz (UHF) |
canal 20 - Talkbout | 462.675,0 Khz (UHF) |
canal 21 - Talkbout | 462.700,0 Khz (UHF) |
canal 22 - Talkbout | 462.725,0 Khz (UHF) |
Canais de TV Digitais 7 ao 13 e do 14 ao 80 | 176.000 à 213.000 e 469.000 à 800.000 Khz (UHF) |
Faixa Celular Digitais 4G (dados) Em implatação | 750.000 à 850.000 Khz (UHF) |
Faixa Celular Digitais/Analógicos e 3G (dados) Operadora Vivo Bandas A, B e C | 850.000 à 894.000 Khz (UHF) |
Faixa Telefone Celular para Aeronautica Digitais/Analógicos | 894.000 à 8960.000 Khz (UHF) |
Faixa utilizada para câmeras espiãs transmissão de vídeo |
900.000 Khz (UHF) |
Telefones sem fio comum e digitalizados e Radioamadorismo - 33 centimetros | 902.000 à 928.000 Khz (UHF) |
TV Satelite Analógica e Links e Emissoras de FM | 960.000 à 1.430.000 Khz (UHF) |
GPS - Sistema de Posicionamento Global | 1.227.000 Khz (UHF) |
Radioamador - 23 centimetros | 1.240.000 à 1.300.000 Khz (UHF) |
GPS - Sistema de Posicionamento Global | 1.575.420 Khz (UHF) |
Satelite link - UHF | 1.685.700 à 1.707.000 Khz (Microondas) |
Faixa Celular Digitais e 3G (dados) Operadoras; Tim, Oi, Claro, Unicel, TNL | 1.710.000 à 2.100.000 Khz (UHF) |
Radioamadorismo - 13 centimetros | 2.300.000 à 2.450.000 Khz (Microondas) |
Forno de Microondas Freq ressonância da Água | 2.450.000 Khz (Microondas) |
Comunicação de Dados Wi-fi e Telefones sem fio Digitalizados protocolo 802.11a | 2.400.000 à 2.500.000 Khz (Microondas) |
TV por Microondas "TVA" | 2.650.000 a 2.700.000 Khz (Microondas) |
Telefonia Celular por Satelite | 2.700.000 a 2.750.000 Khz (Microondas) |
Serviço de metereologia | 2.750.000 a 2.900.000 Khz (Microondas) |
Radares - SHF - 10 cm | 3.000.000 à 3.200.000 Khz (Microondas) |
Radioamadorismo SHF - 9 centimetros | 3.300.000 à 3.500.000 Khz ((Microondas) |
Internet corporativa SHF | 3.450.000 à 3.550.000 Khz ((Microondas) |
Banda C TV analogico Satelite Emissoras de FM e Links - SHF | 3.628.000 à 4.129.000 Khz (Microondas) |
Radares - SHF | 4.130.000 à 5.000.000 Khz (Microondas) |
Tecnologia dos Wi Fi (equipamentos eletrônicos sem fios) SHF | 5.150.000 à 5.600.000 Khz (Microondas) |
Radioamadorismo SHF - 5 centimetros | 5.650.000 à 5.925.000 Khz (Microondas) |
Telefones sem fio 4ª Geração Digitalizados protocolo 802.11a SHF | 5.725.000 à 5.850.000 Khz (Microondas) |
Banda C TV sinal de Subida das Emissora para Satelite - SHF | 5.850.000 à 6.450.000 Khz (Microondas) |
Banda C TV Digital Satelite - SHF | 6.500.000 à 7.200.000 Khz (Microondas) |
Radioamadorismo SHF - 3 centimetros | 10.000.000 à 10.500.000 Khz (Microondas) |
Radioastronomia - SHF | 10.600.000 à 10.700.000 Khz (Microondas) |
Radio Digital - SHF | 10.700.000 à 11.700.000 Khz (Microondas) |
Banda KU TV Digital canais por Assinatura(pagos) - SHF | 10.974.000 à 12.600.000 Khz (Microondas) |
Pesquisa espacial (espaço distante) - SHF | 12.750.000 à 13.250.000 Khz (Microondas) |
Banda KU TV sinais subida para satelite - SHF | 13.750.000 à 14.800.000 Khz (Microondas) |
Banda predomína comunicação entre satélites e radionavegação e radiolocalização - SHF | 22.550.000 à 24.750.000 Khz (Microondas) |
Radioamadorismo - 1,2 centimetros | 24.000.000 à 24.050.000 Khz (EHF) |
Radares de velocidade - 1 cm | 35.000.000 Khz (EHF) |
Radioamadorismo - 6 milímetros | 47.000.000 à 47.200.000 Khz (EHF) |
Banda predomína comunicação entre satélites - EHF | 57.000.000 à 75.900.000 Khz (EHF) |
Radioamadorismo - 4 milímetros | 76.000.000 à 81.200.000 Khz (EHF) |
Radioamadorismo - 2,5 milímetros | 122.250.000 à 123.000.000 Khz (EHF) |
Radioamadorismo - 2 milimetros | 134.000.000 à 141.000.000 Khz (EHF) |
Radioamadorismo - 1 milimetros | 241.000.000 à 250.000.000 Khz (EHF) |
Espectro Infra Vermelho - invisivel | 300.000.000 à 750.000.000.000 Khz (IR) |
Espectro de luz visivel e variação de cores | 900.000.000.000 à 20.000.000.000.0000 Khz (LUZ) |
Frequência das Cores da luz Visivel
Código Fonético
Sigla | internacional | País | Eletrônica | |
---|---|---|---|---|
A | Alfa | América | Antena | |
B | Bravo | Brasil | Bateria | C | Charlie | Canadá | Condensador |
D | Delta | Dinamarca | Diodo | E | Eco | Europa | Estática |
F | Fox | França | Filamento | |
G | Golf | Guatemala | Grade | |
H | Hotel | Holanda | Hora | |
I | Índia | Italia | Intensidade | |
J | Juliet | Japão | Jack | |
K | Kilo | Kwait | Kilowatt | |
L | Lima | Londres | Lampada | |
M | Myke | México | Manipulador | |
N | November | Noruega | Negativo | |
O | Oscar | Oceania | Onda | |
P | Papa | Portugal | Placa | |
Q | Quebec | Quênia | Quadro | |
R | Romeo | Roma | Rádio | |
S | Sierra | Santiago | Sintonia | |
T | Tango | Toronto | Terra | |
U | Uniform | Uruguai | Unidade | |
V | Victor | Venezuela | Válvula | |
W | Whisky | Washington | Watt | |
X | Ex-Ray/Xilofono | Xingu | Xadrez | |
Y | Yankee | Yucatan | I-Grega | |
Z | Zulu | Zanbibar | Zero | |
0 | Negativo | 1 | Primo | |
2 | Segundo | |||
3 | Térceiro | |||
4 | Quarto | |||
5 | Quinto | |||
6 | Sexto | |||
7 | Sétimo | |||
8 | Oitavo | |||
9 | Nono |
Regiões Geográficas no Brasil
1ª | Rio de Janeiro e Espírito Santo |
---|---|
2ª | São Paulo |
3ª | Rio Grande do Sul |
4ª | Minas Gerais |
5ª | Santa Catarina e Paraná |
6ª | Bahia e Sergipe |
7ª | Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará |
8ª | Acre, Amazonas, Maranhão, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Amapá |
9ª | DDistrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Fernando de Noronha e Ilhas oceânicas e Tocantins |
Código Morse
Samuel F B Morse - nascimento no dia,27 de Abril de 1791 e faleceu em, 02 de Abril de 1872.
Inventor do telégrafo e do Codigo Morse
A | •- | |
---|---|---|
B | -••• | |
C | -•-• | |
D | -•• | |
E | • | |
F | ••-• | |
G | --• | |
H | •••• | |
I | •• | |
J | •--- | |
K | -•- | |
L | •-•• | |
M | -- | |
N | -• | |
O | --- | |
P | •--• | |
Q | --•- | |
R | •-• | |
S | ••• | |
T | - | |
U | ••- | |
V | •••- | |
W | •-- | |
X | -••- | |
Y | -•-- | |
Z | --•• | |
0 | Zero | ----- |
1 | Um | •---- |
2 | Dois | ••--- |
3 | Três | •••-- |
4 | Quatro | ••••- |
5 | Cinco | ••••• |
6 | Seis | -•••• |
7 | Sete | --••• |
8 | Oito | ---•• |
9 | Nove | ----• |
. | Ponto | •-•-•- |
, | Vírgula | --••-- |
? | Interrogação | ••--•• |
' | Apóstrofo | •----• |
! | Exclamação | -•-•-- |
/ | Barra | -••-• |
( | Parênteses Aberto | -•--• |
) | Parênteses Fechado | -•--•- |
& | E Comercial | • ••• |
: | Dois Pontos | ---••• |
; | Ponto e Vírgula | -•-•-• |
= | Igual | -•••- |
+ | Adição | •-•-• |
- | Hífen/Subtração | -••••- |
_ | Linha Baixa | ••--•- |
" | Aspas | •-••-• |
$ | Cifrão | •••-••- |
@ | Arroba | •--•-• | ä | •-•- | æ | •-•- |
à | •--•- | |
å | •--•- | |
ç | -•-•• | |
c | -•-•• | |
ch | ---- | |
š | ---- | |
ð | ••--• | |
è | •-••- | |
é | ••-•• | |
d | ••-•• | |
g | --•-• | |
h | Novo | ---- |
h | Antigo | -•--• |
j | •---• | |
ñ | --•-- | |
ö | ---• | |
ø | ---• | |
s | •••-• | |
þ | •--•• | |
ü | ••-- | |
u | ••-- | |
Sinal de Início | -•-•- | |
Iniciar Transmissão Geral | -•- | Iniciar Transmissão Específica | -•--• |
S O S | •••---••• | |
Entendido | •••-• | |
Entendido/Recebido/Copiado | •-• | |
Separador dentro da mensagem | -•••- | |
Mudar para Wabun Code | ||
Esperar 10 Segundos | •-••• | |
Pausa | -•••-•- | |
Fim da mensagem | •-•-• | |
Fim do contato | •••-•- | |
Saindo do ar | -•-••-•• | |
Erro | ••••••• |
Assista vídeo de nossa manutenção e outros em nosso canal no You Tube
Gírias de Rádio-Amador
88 = Beijo
73/51 = Aperto de mão e um abraço
Ana Maria = (AM) Amplitude modulada
Aparato = Rádio
Asa dura = Avião
Atrás do toco/Corujando/Só na escuta = Só ouvindo
Bailarina = Caneta
Baixar freqüência/Linha de 500/Fixo/ Macaco preto = Telefone
Balaio de gato = Bagunça no QRG
Barra móvel/Pé de Borracha = Automóvel
Banda lateral = Rádio c/modulação SSB
Bandeira dois = Taxi
Batente/Basquete = Trabalho, serviço
Batom a batom = Pessoalmente (ele/ela)
Batonete/Baton = Mulher
Batonete de Badalo = Homossexual/GAY
Bicorar/Modular = Falar
Bigode a bigode = Pessoalmente (ele/ele)
Bigodeira = Interferência, batimento de outra estação
Biônica = Estação sofisticada
Botina branca = Médico
Botina preta = Polícia Rodoviária
Botina/Secretária = Amplificador de RF
Break = Solicitar QRG
Bruxa = Ventania
Caixinha Preta = Rádio Transmissor
Cambio espada = Mensagem longa
Canaleta = Canal
Capacete = Sogro
Carvão = Esposo
Carga pesada/Cargueiro/18 Rolamento = Caminhão
Chá de Urubu = Café
Chá de piriquito = Chimarrão, Chá Mate
Chucrutar = Aumentar canais
Cristalografia = Família
Cristal = Esposa
Cristalina = Filha
Cristalíssima/Primeiríssima = Mãe
Cristalóide = Filho
Comer barbante = Esperar
Copiar = Escutar
Curto-circuito = Briga
Diamante = Pai
Dois metros horizontais = Dormir
DX = Contato distante
Ducha/220/ = Tomar banho
Esparadrapo = Irmão
Feiticeiro = Técnico de rádio
Ferramenta = Arma de Fogo
Filamentos = ligar/desligar rádio
Fundo de poço = Sinal fraco
Gordurames/Modular os Talheres = Comida
Grega = Viagem
Lambari = Estação fraca
Lilico = Butina, bulinear
Lindo Sol Brasileiro = LSB
Loura suada = Cerveja
Munhecada = Mancada/erro
Mosca branca = Zona de silêncio
Munheca de pau = Operador novo
Musiqueiro = Rádio AM/FM
Pára-raio = Sogra
Papai Noel = Dentel/Anatel
Pé de pato/barra náutica = Barco
Pé de sola = a pé
Perneta = Colega
Pitimbado = Doente/Quebrado
Pirambeira = Sair/Descolar
Pipoca = Afilhado
Portadora = Transmissão sem áudio
PX Maior = Deus
Quarenta Janelinhas = Ônibus
QTO = Sanitário
Reco-reco nas costelas = Abraço
Roger-Roger = Câmbio, RR
Santiago = Sinal
Shack = Local da estação
Tapete Branco = Papel
Tapete Preto = Asfalto
Terezinha Vasconcelos – Televisão
Trapizunga = Aparelhagem de transmissão
Turmalina = Namorada
Tubarão = Estação forte
TKS = Obrigado
Urubu Sai De-baixo = USB
Confirme a existência de Indicativos para sua melhor contestação
.:Acesso fácil para Boleto de pagamento do Fistel:.
- Não perca seu indicativo -
Horário das Principais Capitais do Mundo
Londres | Brasil/Tóquio | Paris | Nova York |
---|
Melhores condições em cada Faixa de freqüência em relação a interferência Solar
Clima e temperatura
Obs: Página e dados atualizado constantemente
Localização
SDR da Cidade de São Paulo
Clique Iniciar áudio e escolha a frequência
Web Master TecTonny®